PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA OLINDA

Secretaria de agricultura reforça vacinação contra a febre aftosa.

Os pecuaristas têm até o dia 31 deste mês para vacinar o rebanho bovino e bubalino dentro da campanha estadual de vacinação contra a febre aftosa. O titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Raimundo Dunem,  disse que a Prefeitura Municipal de Nova Olinda em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará – ADAGRI está fazendo um esforço concentrado junto aos criadores de bovinos e bubalinos, na faixa etária de 0 a 24 meses de idade dos animais, para que sejam vacinados uma vez que além de obrigatória a vacinação é importante para a segurança da saúde e da alimentação do município e do estado.

 

O secretário destaca “é muito importante que todos os criadores vacinem seu rebanho dentro do prazo para que o seu rebanho fique imune desta doença infecciosa e que pode ser transmitida de um rebanho para outro”.

 

A febre aftosa é uma doença infecciosa aguda que causa febre seguida do aparecimento de vesículas (aftas), principalmente na boca e nos pés de animais de casco fendido como bovinos búfalos. A febre é transmitida de um rebanho para outro, por isso se faz necessário que todo o seu rebanho seja vacinado. 

O veterinário da SDR do município, Aílton Lucena, faz as recomendações e da dicas importantes aos proprietários sobre manuseio e aplicação da  vacina. 

“Deve sair da loja sempre em um isopor com gelo para garantir a conservação da vacina à temperatura ideal (2 a 8 ºC) nunca devem ser congelados e devem continuar sobre refrigeração, inclusive no momento da aplicação, reunir o rebanho e vacinar nas horas mais frescas do dia. Deve-se usar agulhas novas, adequadas e limpas e o ideal é trocar a agulha a cada 10 aplicações para evitar contaminação e vacinar na tábua do pescoço do animal”. 

A agricultura e criadora, Ana Rosa Pereira da Silva Taveira, 41 anos, residente no Sítio Barreiros disse: 

“que todos os anos eu vacino meu pequeno rebanho, compro a vacinas junto com meus irmãos e vacinamos todos rebanhos de uma vez. É muito importante estarmos atentos e vacinar os nossos  animais e que todos os nosso vizinhos vacinem os seus também para que todos fiquem imunes da febre aftosa”.

A vacina – A febre aftosa é uma doença infecciosa aguda que causa febre seguida do aparecimento de vesículas (aftas), principalmente na boca e nos pés de animais de casco fendido como bovinos, búfalos. A febre é transmitida de um rebanho para outro, por isso se faz necessário que todo o seu rebanho seja vacinado. 

A campanha – A vacinação é obrigatória e de responsabilidade dos criadores, tanto na sua compra como a aplicação no seu rebanho, que pode ser comprada em casa de produtos veterinário e agropecuários de sua preferência. Por  importante que o produtor esteja sempre atento aos programas de campanha de vacinação e aos prazos que se os animais não forem vacinados e declarados no período da campanha estará sujeitos a multa por animal e propriedade prevista em lei.

ENTRE CONTATO CONOSCO