Ambiental Ceará marca para junho o início das obras do saneamento básico em Nova Olinda

A Ambiental Ceará, empresa da Aegea Saneamento, responsável pela execução dos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto em Nova Olinda e mais 16 municípios cearenses, marcou para o próximo mês de junho o início da operação no município de Nova Olinda. O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira, dia 18 de abril, em reunião de representantes da Ambiental Ceará com membros da prefeitura, da câmara de vereadores e dos usuários do setor. O prefeito Ítalo Brito que participou do evento comemorou que as obras ganham uma previsão certa para iniciar a execução dos serviços “a partir de junho a obra do saneamento básico será uma realidade em Nova Olinda” garantiu o gestor.

Obras terão início pela Pissarreira

Outra decisão anunciada hoje foi a de que os serviços terão como ponto inicial a localidade de Pissarreira no bairro Francy Teles atendendo a um compromisso feito pelo prefeito com aquela comunidade para que a Pissarreira seja a primeira da zona urbana a receber esse benefício.

A Ambiental Ceará foi criada por meio de uma Parceria Público-Privada com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), através de concessão pública para os serviços de esgotamento sanitário. Com isso, a nova concessionária ganha a operação do sistema por 30 anos e em dez anos investirá cerca de 40 milhões de reais em obras para garantir o serviço de coleta e tratamento de esgoto a 90% da população até 2033, avançando para 95% em 2040. O projeto visa garantir, ao município, o cumprimento das metas estabelecidas no Marco Legal do Saneamento Básico no país.

Investimentos

Os recursos serão investidos para as obras de infraestrutura de esgoto na sede urbana e na vila do distrito de Triunfo, com a implantação novas redes de esgoto, Estações de Tratamento de Esgoto, Estações Elevatórias de Esgoto e milhares de novas ligações de esgoto.