Último dia do III Seminário Chapada do Araripe, Patrimônio da Humanidade.

            Sábado dia 10 de Junho de 2023, último dia de “III Seminário da Chapada do Araripe”. A primeira Palestra foi do Allysson Pinheiro, Coordenador do Museu de Paleontologa Plácido Cidade Nuvens, de Santana do Cariri, que explanou a Bacia Sedimentar do Araripe, em sua fala destacou : “É comum aqui na região ter Fósseis porque somos uma região rica desse material”. Disse ainda que o museu surgiu de uma ideia do Dr Plácido Cidade Novens, que percebeu a riqueza arqueológica do lugar, a partir daí a ideia começou a tomar forma e hoje existe o Museu, que atualmente leva o nome do seu idealizador. ” O Museu é uma escola de formação que cada aluno fica 2 anos para aprender sobre arqueologia e paleontologia e depois é feito outra turma, para assim dar continuidade a escola “, disse o Professor Allysson.

      O segundo momento contou com a Palestra do Chefe da APA (Área de Proteção Ambiental),e ICMBIO(Instituto Chico Mendes), Carlos Augusto, falando sobre Unidade de Conservação. “É importante esse trabalho de Conservação porque a humanidade depende dessa Conservação para manter a vida no planeta”, disse ele, na abertura da sua fala.
Dando continuidade as palestras, foi a vez do Leonardo Castriota, Vice – presidente do ICOMOS(Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios) , que abordou o tema: Estratégia e Articulação durante a Construção da Justificativa para a inscrição.
Em seguida a palavra foi dada a Júlio Sampaio Vice – presidente do ICOMOS, Salvador,BA, que explicou o que significa “Conselho Internacional e Sítio “, que foi fundada em 1978, com 17 comitês Científico Constituídos, e de como ele atua nos estudos da conservação do Patrimônio Cultural.

            A tarde, mais uma síntese sobre as experiências, estratégias e apresentação da prestação de contas do Evento com indicadores com Glauber Piva, Marcês Parente, Júnior dos Santos, dentre os assuntos abordados, foi o de que a responsabilidade desse trabalho com a Chapada do Araripe, não é apenas do Ceará, mas de todos os estados envolvidos nesta causa. Terminada a roda de conversa, foi a hora das apresentações culturais, que hoje foi a vez dos grupos: Reizado Dedé de Luna(Crato), Reizado São Francisco,(Juazeiro do Norte)e o Maneiro Pau do Mestre Cirilo (Crato)
Após as referidas apresentações Culturais, aconteceu a formalização do Início do Processo de elaboração da Candidatura. Um momento de relevância para o Seminário. Terminado este momento, mais apresentações culturais com a Orquestra de Sanfona – projeto Asa Branca de Educação PE, e muito forró com Cicero do Assaré, para finalizar com chave de ouro a moda nordestina.

ENTRE CONTATO CONOSCO