PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA OLINDA

Segundo dia do seminário: ” Chapada do Araripe Patrimônio da Humanidade “.

        Dia 09 de Junho de 2023, o segundo dia de Seminário, e para iniciar as palestras a Drª Conceição Lage, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que falou sobre : ” As primeiras ocupações humanas americanas no Nordeste Brasileiro, que abordou temas como, primeiras pesquisas no Piauí, nos sítios arqueológico, Serra da Capivara, Canto do Burití, São João do Piauí, e a conservação dos mesmos.
            Dando continuidade às palestras, Marcelo Rosembaum, falou sobre Várzea Queimada, Jaicos no Piauí, mostrando o artesanato de subsistência cria objetos com função definida dentro da casa do brasileiro nativo. Destacou que :” O intuito é reconectar as pessoas com a sabedoria da ancestralidade, tão presente que não se nota mais, que não se percebe valor. O que fizemos foi ressignificar um processo de reconquista dessa arte de construir objetos com significado e, acima de tudo, função identidade. E com isso entregar novamente, para a gente desse povoado, sua dignidade e liberdade.atividade que os homens desenvolveram para complementar renda das famílias-, seriam os caminhos para essa transformação de realidade. Assim, o trançar da palha de carnaúba ganharia novo significado outra dimensão, da mesma forma que mãos habilidosas deixariam de produzir sandálias de dedo para esculpir verdadeiras jóias de borracha negra.

          A tarde foi a vez da palestra da Paleontologa Heloisa Bitú, que trouxe um vídeo falando sobre a importância da Chapada do Araripe para a Casa Grande, mostrando que essa casa mostra a história do povo do Cariri, e os sítios de Artes Rupestre, são pequenos abrigos, que não eram lugares de habitação permanente, mas que quando passavam por aqui deixavam seus rastros nas pedras ou sítios arqueológicos, citando o Castelo Encantado, a ponte de Pedra e alguns objetos escavados pela região. Deixando claro que a pioneira desse estudo foi a Drª Rosiane Limaverde. E mostrou também um projeto de inclusão virtual aonde as pessoas com mobilidade reduzida podem ver os sítios arqueológicos Rupestres através da imagem 3D. O projeto ainda está no início, mas já foi dado o ponta pé inicial para que se concretize.
Terminada a palestra com Heloisa Bitú, foi a vez de Sandra Nancy, representando a reitoria da Universidade Regional do Cariri ( URCA), que trouxe o tema ” Festa de Santo Antônio, de Barbalha”. Mostrou a cultura dos festejos falando sobre as crenças em torno do Santo como por exemplo: A busca, carregamento e asteamento do pau da Bandeira, a festa das Solteiras, a Missa e novenário do Santo, procissões que são feitas todos os dias, que são acompanhadas pelas Bandas Cabaçais e outras bandas de música. Além de falar sobre a fé do povo e os milagres do Santo Casamenteiro.

Deixou claro que é uma tradição indígenas a prática de hastear o pau da bandeira, e misturou- se com as tradições europeias, e assim nasceu a festa do Santo Antônio, com a orientação da Igreja Católica.
Para fechar o dia a Equipe do Seminário foi a até a Cidade de Potengi, para uma apresentação cultural ” Terreirada com o Reisado do Couro de Potengi”, e as 20 horas encerrando os trabalhos, show musical com Leonardo D’Luna, no Passeio Cultural Drª Rosiane Limaverde.

Confira as fotos

ENTRE CONTATO CONOSCO