Reunião com a Comunidade do Bairro Cruzeiro, aprova a substituição e árvores em praça pública

Fotos: Roberto José

Reunião com a comunidade do Cruzeiro aprova a substituição de árvores em praça pública.
Os moradores do bairro Cruzeiro, Nova Olinda, Ceará, aprovaram o plantio de ipês em substituição as árvores da espécie ninho indiano na praça em frente ao CRAS.
            A decisão foi tomada em uma reunião promovida pela Secretaria de Meio Ambiente( Sema), neste dia 10 de Maio de 2023, às 19 horas, no Centro de Referência da Assistência Social – (CRAS), com os moradores do bairro. Na ocasião a prefeitura apresentou para a comunidade um projeto de revitalização daquele espaço e que, inclui a substituição das árvores da praça. A proposta apresentada foi a retirada gradativa das árvores “Ninho Indiano”, pois suas raízes estão quebrando os calçamentos, canos da rede de água, e oferecendo riscos de pequenos acidentes para os usuários da praça. A proposta é que os “ninhos indianos”, sejam substituídos por Ipês amarelo, uma planta nativa e que suas raízes não causam danos. A proposta foi aceita pela comunidade. A revitalização do equipamento pela prefeitura conta com a parceria da empresa Stargesso.

A Praça do Cruzeiro, é um dos locais mais movimentados e frequentados pelos moradores e estudantes das escolas vizinhas. Ela se tornou um ponto de encontro popular para jovens e famílias, oferecendo um espaço tranquilo em meio ao agito urbano.
A reunião contou com a presença de várias pessoas, a secretária de Meio Ambiente, Yanna Nayra, ressaltou que a participação da comunidade é fundamental para contribuir no processo de criação e execução do projeto, bem como, na conservação da praça. “Todos nós somos responsáveis pelo cuidado com esse espaço público”. Pontuou ela. Já o Secretário Leonardo Brito em sua fala pediu a parceria dos moradores para se ter, ” uma praça mais bonita e agradável para todos”. Leonardo Brito disse ainda que: “com essas medidas, espera-se que a Praça do Cruzeiro continue sendo um ponto de encontro agradável e seguro para os moradores e visitantes da cidade” frisa. Ele ainda reforçou o compromisso com a conservação de outros espaços públicos da cidade, lembrando que o cuidado com o patrimônio urbano é um dever de todos e um compromisso do governo Ítalo Brito.