PROJETO MULHERES DE MARÇO – MARIA JACKELINE TELES DA SILVA

No esporte, universo que é historicamente dominado pelo público masculino, as mulheres têm ganhado cada vez mais destaque. Porém, o percurso até o pódio esbarra em inúmeras adversidades. A 2ª homenageada do projeto Março Mulher 2022 é a atleta novolindense Maria Jackeline Teles da Silva, de 35 anos.

Dona de casa, mãe de três filhos e atleta. Entre as atividades do dia a dia, Jackeline encontra fôlego para o atletismo, esporte que se apaixonou desde 2004, quando conheceu seu esposo, o atleta Aparecido Silva, com quem fundou o projeto “Os Voluntários”, responsável por alimentar sonhos de crianças e adolescentes. O contato com a modalidade despertou em Jackeline a vontade de competir. “Minha 1ª corrida foi em 14 de abril de 2013. Meu esposo me incentivou a participar e eu fui. Acima do peso, às vezes pensava em desistir, mas vinha a força de vontade de chegar”, lembra.

Desde então, Jackeline não parou. Entre suas principais corridas, destacam-se o Circuito de Campina Grande, de 10 quilômetros; O Circuito Sesc, que ocorreu em cinco etapas. Também disputou em Sobral, Juazeiro do Norte, Crato, Fortaleza e Mossoró (RN). “Lá foi o mais desafiador, onde eu larguei às 11h30 da manhã, sol quente, escaldante e ganhei”, conta. Mãe de três filhos, Tayná, Tamires e Tomaz, todos praticantes de atletismo, Jackeline acredita que a maior dificuldade da mulher atleta ainda é conciliar a vida de dona de casa, cuidar dos filhos e se dedicar ao esporte.

“Às vezes é preciso deixar os filhos nas casas para participar de provas fora do município, acordar cedo para preparar os filhos para a escola, cuidar da casa e afazeres domésticos e descansar para poder treinar”, diz a atleta, que se mostra firme. “Nem por isso eu desisti da carreira e dos meus sonhos, e por tudo isso eu me sinto uma mulher vitoriosa”. Para ela, ser mulher exige coragem, resistência e não deixar de sonhar. “Ser mulher é praticar o bem, é não desistir dos sonhos. É tentar de novo mesmo quando fracassa, correr atrás mesmo quando é difícil”, finaliza.

ASSISTA O VIDEO DA JACKELINE

ENTRE CONTATO CONOSCO