PROJETO MULHERES DE MARÇO – Maria Francisca dos Santos Araújo “Marieta”

A última homenageada da 2ª edição do projeto Março Mulher, é a vice-prefeita de Nova Olinda: Maria Francisca dos Santos Araújo, conhecida por Marieta. Nascida no dia 7 de agosto de 1950, Marieta tem uma trajetória marcada por significativos serviços prestados ao município de Nova Olinda, tanto na saúde quanto na política. Na Saúde, área em que trabalhou durante 39 anos como enfermeira, foi responsável por garantir o acesso das comunidades da zona rural e urbana. Também atuou no Hospital Manoel de Abreu, em Crato, durante quase dois anos.

Marieta ingressou na política após o convite do então candidato a prefeito, Dr. José Alencar. Ela conta que não sabia como seria sua atuação caso fosse eleita, mas mesmo assim aceitou ser candidata. Em 1989, Marieta ingressou pela primeira vez na Câmara Municipal de Vereadores de Nova Olinda, sendo esta a primeira vez em que três mulheres foram eleitas para o mesmo mandato. No ano de 1992, a vereadora foi reeleita, assumindo o mandato de 1993 a 1996. A partir de então, Marieta consolidou sua vida política, trabalhando para o povo novolindense. Eleita para o mandato de 1997 a 2000, em 1999 ela assumiu a presidência da Câmara Municipal.

Além disso, foi reeleita para os mandatos de 2001 a 2004 e de 2007 a 2020, ano em que concorreu à vice-prefeita de Nova Olinda e, mais uma vez, foi eleita como representante do povo. Em sua trajetória no Poder Legislativo, Marieta apresentou e aprovou importantes requerimentos para Nova Olinda, a exemplo da construção do Fórum Local de Justiça, no local onde era o hotel municipal. “Eu fiz o requerimento e a gente conseguiu o fórum e a comarca”, diz Marieta, que também destaca os projetos de criação das secretarias de Assistência Social e de Agricultura, postos de saúde para sítios, entre outros.

Hoje aos 71 anos, a vice-prefeita diz que é um momento de muita alegria ocupar um espaço de destaque. “A gente que é mulher tem que buscar sempre o melhor para a nossa vida. A mulher tem o direito de pensar e trabalhar em qualquer lugar”, afirma. Com a mesma coragem que lutou para criar seus quatro filhos, ela dedica sua vida para fazer mais pela população novolindense. Para ela, a vontade de vencer e ajudar o povo é uma missão desde sempre e continuará, pois é feliz assim. “A lição que eu tiro é o amor que a gente precisa ter para entrar na política. Sempre digo a meus filhos que só tem duas coisas que vão tirar de mim quando Deus me levar: viver na política e viver nos hospitais para ajudar o povo, porque isso é uma coisa que eu amo”, reforça.