PROJETO MULHERES DE MARÇO – Darly Cordeiro de Carvalho Pereira

Uma mulher dinâmica, que mesmo com todas as dificuldades que aparecem no caminho, tende a seguir em frente. É dessa forma que se pode definir a professora aposentada Darly Cordeiro de Carvalho Pereira, “Tia Darly”, de 59 anos, 3ª homenageada do projeto Março Mulher 2022.

Darly é formada em Letras pela Universidade Regional do Cariri (Urca) e especialista em Língua Portuguesa. É mãe de dois filhos, Tiago e Felipe, e casada com o professor Claudeones. Sua trajetória na educação iniciou, sobretudo, por forte incentivo de sua mãe, Josefa de Matos Cordeiro de Carvalho, 1ª professora formada natural de Nova Olinda. Josefa está entre os grandes expoente da educação em Nova Olinda. “Cresci em meio a muitos livros. Tanto livros infantis quanto os de grandes clássicos da literatura, que mamãe comprava para ler e os deixava na estante”, lembra Darly.

Em 1998 assumiu o concurso do Estado no cargo de professora da escola estadual Padre Luís Filgueiras, onde trabalhou até se aposentar. Lá, construiu uma trajetória de ensinamentos e aprendizados com colegas de trabalho e alunos, que até hoje recordam seu jeito acolhedor. Ela conta que cresceu em uma casa repleta de ensinamentos. “A leitura enriquece e o trabalho enobrece”, não apenas riqueza material, mas o conhecimento e de humanização: cumprimentar as pessoas mesmo que não as conheça, fazer o bem, é primordial. Até hoje, isso eu levo aonde eu for”, diz Darly ao se referir aos ensinamentos passados pelos seus pais. Atualmente Darly se dedica a fazer o bem junto à Comunidade Católica Filhos Amados do Céu (onde é consagrada no carisma) e desenvolve atividades de evangelização e serviços sociais.

Além disso, ela preside a Legião de Maria, que é um movimento centenário fundado em Dublin, Irlanda, e implementado na Diocese do Crato há 60 anos. A Legião atua em hospitais realizando visitas e orações na cadeia municipal, no hospital e também no cemitério. Para Darly, as mulheres devem sempre estar inspiradas neste dom especial dado por Deus, e buscando lutar por seus direitos. “Assim como ela é representada por uma flor, também pode ser uma fortaleza, que enfrenta, corre atrás e luta”, conclui.

ASSISTA AO VÍDEO DE DARLY CORDEIRO

ENTRE CONTATO CONOSCO