Nova Olinda é contemplada com dois projetos do PAC Seleções.

O município de Nova Olinda, localizado na região do Cariri, no estado do Ceará, foi um dos contemplados na primeira leva de projetos aprovados pelo PAC Seleções, anunciados nesta quinta-feira (7) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Essa iniciativa faz parte de um amplo plano de investimentos do Governo Federal que visa alocar R$ 23 bilhões na construção de 6.778 obras por todo o país, abrangendo os 26 estados e o Distrito Federal.

O PAC Seleções, um dos braços do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), tem como objetivo principal o acolhimento de propostas enviadas diretamente pelos Municípios e Estados, visando atender às necessidades específicas de cada localidade. Em um evento realizado em Brasília, o presidente Lula destacou a importância dessa iniciativa para o desenvolvimento local e a melhoria da qualidade de vida da população.

Para Nova Olinda, a seleção no PAC Seleções significa um grande avanço em termos de infraestrutura educacional e melhoria na oferta de transporte aos estudantes. O município foi contemplado com a construção de uma escola de ensino fundamental integral, que promete transformar o cenário educacional local, oferecendo aos estudantes um ambiente propício ao aprendizado integral. Além disso, um ônibus escolar também faz parte do pacote de investimentos, garantindo o acesso seguro e confortável dos alunos à educação.

Para o prefeito Ítalo Brito a escolha de Nova Olinda para receber esses investimentos reflete o comprometimento do Governo Federal em promover o desenvolvimento equitativo por todo o Brasil, especialmente no quesito infraestrutura social e educacional. Ele se antecipou ao anúncio do presidente em vídeo divulgado logo cedo na sua conta do instagram onde o prefeito conta que na noite passada já havia sido informado por telefone pelo deputado federal José Guimarães (PT), líder do governo Lula na câmara, das conquistas para o município que mais tarde foram confirmadas pelo presidente da república.

A secretária Marcia Teixeira declarou que a iniciativa representa um marco na busca por um futuro mais promissor para as crianças e jovens de Nova Olinda, reafirmando o compromisso da gestão municipal de dotar a educação municipal de uma melhor e satisfatória infraestrutura e ampliar a oferta de educação em tempo integral.

A construção da escola de ensino fundamental integral em Nova Olinda não apenas beneficiará os estudantes com uma educação de qualidade mas também fomentará a geração de empregos e o desenvolvimento local durante a fase de construção. O ônibus escolar, por sua vez, é um equipamento importante para eliminar barreiras físicas ao acesso à educação, especialmente para alunos residentes em áreas rurais ou mais afastadas do centro urbano, uma vez que a frota atual é insuficiente.

Características Físicas e de Infraestrutura

Em termos de características físicas e de infraestrutura, bem como o valor, dessa escola de ensino fundamental integral o governo não antecipou em qual tipo de projeto o município foi contemplado.

No ano passado o prefeito e a secretária apresentaram ao governo um projeto que visa implantar uma escola capaz de reunir toda a demanda do ensino fundamental II em tempo integral num mesmo espaço físico. A secretária conta que na verdade o município apresentou dois projetos. “Ainda não sabemos em qual modalidade fomos contemplados, sabemos que ganhamos uma das duas escolas que pleiteamos e isto por si somente já é motivo de muita alegria e comemoração, mas vamos aguardar os detalhes técnicos da obra para poder nos manifestar sobre o projeto” destacou.

No geral as escolas projetadas para atender aos programas de investimento desse tipo de projeto costumam ter as seguintes características:

Salas de Aula Espaçosas: Para comportar confortavelmente os estudantes durante o período integral, as salas de aula são projetadas para serem amplas e bem iluminadas.

Laboratórios de Ciências e Informática: Equipamentos modernos e acessíveis para que os alunos possam realizar experimentos práticos e se familiarizar com as TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação).

Biblioteca: Uma biblioteca bem abastecida é essencial para suportar o aprendizado e incentivar o hábito da leitura.

Quadras Poliesportivas e Espaços de Lazer: Espaços para a prática de esportes e recreação são importantes para o desenvolvimento físico e para o lazer dos alunos.

Refeitório: Um espaço adequado para as refeições dos estudantes, considerando que eles passam o dia inteiro na escola.

Acessibilidade: Instalações adaptadas para garantir o acesso e a inclusão de alunos com deficiência.

Os projetos de Nova Olinda foram elaborados conforme esta carta técnica que compõe o novo pac.
Saiba mais

Os governos estaduais e municipais de todo o País tiveram até novembro do ano passado para submeter seus projetos numa plataforma disponibilizada pela administração federal. No Ceará, foram aprovadas 393 propostas em 157 cidades. Nova Olinda conseguiu ser aprovada em dois projetos na área da educação.

Os projetos do PAC Seleções em Nova Olinda começarão a ser implementados ainda este ano, com previsão de conclusão nos próximos anos.