PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA OLINDA

Último dia do III Seminário Chapada do Araripe, Patrimônio da Humanidade.

            Sábado dia 10 de Junho de 2023, último dia de “III Seminário da Chapada do Araripe”. A primeira Palestra foi do Allysson Pinheiro, Coordenador do Museu de Paleontologa Plácido Cidade Nuvens, de Santana do Cariri, que explanou a Bacia Sedimentar do Araripe, em sua fala destacou : “É comum aqui na região ter Fósseis porque somos uma região rica desse material”. Disse ainda que o museu surgiu de uma ideia do Dr Plácido Cidade Novens, que percebeu a riqueza arqueológica do lugar, a partir daí a ideia começou a tomar forma e hoje existe o Museu, que atualmente leva o nome do seu idealizador. ” O Museu é uma escola de formação que cada aluno fica 2 anos para aprender sobre arqueologia e paleontologia e depois é feito outra turma, para assim dar continuidade a escola “, disse o Professor Allysson.

      O segundo momento contou com a Palestra do Chefe da APA (Área de Proteção Ambiental),e ICMBIO(Instituto Chico Mendes), Carlos Augusto, falando sobre Unidade de Conservação. “É importante esse trabalho de Conservação porque a humanidade depende dessa Conservação para manter a vida no planeta”, disse ele, na abertura da sua fala.
Dando continuidade as palestras, foi a vez do Leonardo Castriota, Vice – presidente do ICOMOS(Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios) , que abordou o tema: Estratégia e Articulação durante a Construção da Justificativa para a inscrição.
Em seguida a palavra foi dada a Júlio Sampaio Vice – presidente do ICOMOS, Salvador,BA, que explicou o que significa “Conselho Internacional e Sítio “, que foi fundada em 1978, com 17 comitês Científico Constituídos, e de como ele atua nos estudos da conservação do Patrimônio Cultural.

            A tarde, mais uma síntese sobre as experiências, estratégias e apresentação da prestação de contas do Evento com indicadores com Glauber Piva, Marcês Parente, Júnior dos Santos, dentre os assuntos abordados, foi o de que a responsabilidade desse trabalho com a Chapada do Araripe, não é apenas do Ceará, mas de todos os estados envolvidos nesta causa. Terminada a roda de conversa, foi a hora das apresentações culturais, que hoje foi a vez dos grupos: Reizado Dedé de Luna(Crato), Reizado São Francisco,(Juazeiro do Norte)e o Maneiro Pau do Mestre Cirilo (Crato)
Após as referidas apresentações Culturais, aconteceu a formalização do Início do Processo de elaboração da Candidatura. Um momento de relevância para o Seminário. Terminado este momento, mais apresentações culturais com a Orquestra de Sanfona – projeto Asa Branca de Educação PE, e muito forró com Cicero do Assaré, para finalizar com chave de ouro a moda nordestina.

ENTRE CONTATO CONOSCO