Em 2019, Nova Olinda integra a lista dos 55 municípios que foram dispensados do pagamento referente a aquisição das sementes do programa “Hora de Plantar”, da Secretaria de Desenvolvimento Agrário – DAS. A lista dos municípios isentos de pagar as sementes da safra de 2018/2019 foi divulgada pela Coordenadoria do Desenvolvimento da Agricultura Familiar – CODAF.
O resultado da lista foi baseado nos relatórios feito pelos técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATEC, que durante anos de estudo, acompanhamentos e visitas feitas aos agricultores do município, concluíram que Nova Olinda teve uma perda de 56,69% da safra, devido as chuvas no início do inverno e o longo período de estiagem quando se precisaria de mais chuvas para obter uma boa produção.
O Secretário de Desenvolvimento Rural, Raimundo Dunem, explica como funciona o programa hora de plantar:
“fornecemos sementes a baixo custo e com descontos aos agricultores para o seu plantio, podendo haver a dispensa dos pagamentos como aconteceu este ano. Se tiver inverno com boa produção, o agricultor paga com desconto e caso não tenha inverno o suficiente e a perda seja maior de 50%, os agricultores são dispensados de pagamento”
O secretário acrescenta que em Nova Olinda, foram distribuídas as sementes de feijão, milho híbrido, milho variedades, palmas forrageiras e sorgo forrageiro.
O agricultor aposentado Francisco Pereira de Matos confirma a perda de produção:
“coloquei esse ano duas tarefas de roça, plantei milho, feijão e fava. O inverno no início foi com boas as chuvas, mas no momento que o plantio mais precisava não choveu o suficiente, teve um período de estiagem e ocorreu uma perda muito grande, acabei tendo uma produção muito abaixo do esperado: apenas meio saco de feijão, dois de milho e 20 kg de fava” relata o agricultor.
O agricultor comemora a decisão do governo de isentar os produtores rurais do pagamento dos boletos do garantia safra para este ano.