A Secretaria Municipal de Saúde – SMS através do Setor de Endemias está intensificando ações de combate ao mosquito Aedes aegypti na zona urbana do município. O aedes é o principal agente de transmissão do vírus causador do Dengue, Zica e Chicungunha. Prédios públicos e até residências são dedetizadas para matar os mosquitos enquanto as equipes aplicam produtos químicos diretamente em reservatórios de água para evitar o surgimento de larvas que decorrem da postura de ovos deixados pelas femias nos recipientes.
Na tarde da última quinta-feira (12), deu início a dedetização com o carro fumacê no Centro da cidade, iniciando pela rua 15 de novembro e dando continuidade nas ruas Pedro Antonio, Alvim Alves, Jeremias Pereira, Padre Inácio, São Francisco e 14 de abril. Com isso, a SMS espera haver uma redução da incidência do mosquito na região central da cidade. As ruas escolhidas pelo setor de endemias para realizar a borrifação química são localizadas próximas à córregos que dão acesso ao Rio Cariús formando um corredor de umidade, situação que favorece a nascimento e proliferação do mosquito.
Segundo o diretor de endemias, João Paulo Silva, nessa região foi encontrado um maior foco de mosquitos do tipo Aedes aegypti, o que reforça a necessidade de a equipe fazer “um bloqueio do mosquito para que ele não voe para os demais bairros da cidade, assim prevenindo a transmissão das doenças” explica.
O diretor conta que antes de iniciar o trabalho a população local é informada da hora em que o carro vai passar, são orientadas para abrir as portas e janelas das suas casas, orientadas sobre os cuidados a serem tomados em relação as crianças, idosos e pessoas acometidas de algum tipo de alergia, durante a aplicação do fumacê. Umas das recomendações da equipe de saúde é para que os moradores entrem nos cômodos internos das casas, como à cozinha ou quintal para evitar possível intoxicação pelo inseticida utilizado.
”A dedetização é importante no auxílio da prevenção das doenças que o mosquito transmiti, pois com as visitas dos agentes de endemias nas casas se torna uma ferramenta a mais para continuarmos com zeros casos de Dengues, Zika Vírus e Chikunguya em nosso município” diz João Paulo.
Além disso, prédios públicos também são dedetizados. No dia 2 passado, a dedetização foi realizada no Hospital de Pequeno Porte Ana Alencar Alves – HPA, onde todas as repartições externas foram pulverizadas.