A Prefeitura Municipal de Nova Olinda através da Secretaria Municipal de Saúde – SMS realizou na última quinta feira (23), atendimentos na área da saúde na Comunidade Católica Filhos Amados do Céu – FAC localizada no Sítio Zabelê.
Lá, o projeto casa da misericórdia recebe pessoas do sexo masculino acima de 18 anos, em condições de dependência química. O trabalho pastoral de cunho religioso católico é desenvolvido pela entidade fundada em 04 de setembro de 2014 pelo Padre Sebastião Monteiro que sentiu a necessidade de ajudar esses dependentes químicos, os quais são acolhidos e tratados pela instituição filantrópica.
Os serviços oferecidos pela SMS foram a Aferição de Pressão Arterial, H.G.T, Imunização contra Tétano e Hepatite B, atualização do cartão de vacina, dentre outros.
A casa tem capacidade máxima para atender a 20 acolhidos, já que a mesma depende de doações e parcerias para se manter, assim como atendimentos médicos, nutricionistas, psicólogos, psiquiatras e outros profissionais que vêm voluntariamente e abraçam essa causa.
“Venho aqui externar nossa gratidão e falar o quanto está sendo importante para nós esse trabalho e as visitas que a prefeitura de Nova Olinda está realizando para com os nossos acolhidos, a nossa casa terapêutica que realiza esse trabalho com o público adulto masculino que estão na luta contra a dependência química, e que essa visita dos profissionais de Nova Olinda a se disponibilizaram a vir até aqui gera na vida desses jovens e adultos que aqui estão em tratamento a certeza de que a sociedade os acolhe novamente e que nós acreditamos na sua reinserção de volta na sociedade desde que nosso objetivo de não apenas tratar a dependência química mas acreditar que a pessoa humana pode ser transformada e ter uma vida digna, e essa visita e esse apoio da prefeitura de Nova Olinda gera em nossos corações e nos corações de nossos acolhidos os filhos da misericórdia que não estamos só nessa luta”. Coordenadora da Casa da Misericórdia Paula Marques.