Secretaria Municipal de Meio Ambiente firma parceria com Sabão Juá

Projeto pretende retirar o máximo de óleo saturado de circulação.

ecojua

 

Com o objetivo de promover ações educativas e de mobilização da população sobre o descarte adequado do óleo de fritura, a Secretaria de Meio Ambiente de Nova Olinda (Sema) firmou parceria com a empresa juazeirense Sabão Juá e a Associação dos Catadores de Nova Olinda (ACRNO), para o desenvolvimento do projeto Eco Juá. A ideia é envolver as comunidades locais para construção de uma cultura de preservação ambiental.

A iniciativa consiste no pagamento de R$ 1,00 por cada litro de óleo, que deverá ser entregue em um recipiente pet devidamente lacrado à Associação de Catadores de Recicláveis, responsável pelo pagamento no ato da entrega do líquido. Os moradores também poderão solicitar o recebimento aos profissionais da coleta seletiva, no dia de coleta em cada bairro. Já para as empresas, será disponibilizado bombonas de 20 e de 50 litros para armazenar óleo de fritura, que será recolhido após o responsável pela empresa solicitar à ACRNO.

Para a titular da Secretaria de Meio Ambiente, Yanna Nayra, a ação é de grande importância para o município e meio ambiente. “A capacidade poluente da substância é muito alta, o descarte do óleo não deve ser feito no ralo da pia, no vaso sanitário e nem com o lixo orgânico, pois esses destinos incorretos levam à contaminação do solo de nossa cidade e do nosso Rio Cariús, entre outros efeitos devastadores ao Meio Ambiente”, destaca.

A parceria surgiu em 2020, mas foi oficializada no dia 06 de abril, no programa da rádio Nova Olinda FM, que reuniu o titular da pasta, a secretária adjunta, Lara Gardênia, e o representante da empresa parceira, Margébio Veríssimo. A Sema de Nova Olinda está trabalhando fortemente para retirar o máximo de óleo saturado de circulação e conta com a adesão da população local.

ENTRE CONTATO CONOSCO