PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA OLINDA

NUCA entrevista o praticante de atletismo Luiz Carlos.

O Núcleo de Cidadania de Adolescentes – NUCA de Nova Olinda, Ceará, conversou na última quarta-feira (15) com o atleta Luiz Carlos dos Santos, 41 anos. Luiz nasceu em São Paulo e mudou-se para Nova Olinda aos cinco anos de idade. Hoje, com mais de 20 anos de atletismo, ele já participou de importantes competições como a São Silvestre e é membro da Associação Caririense de Atletismo (ACA) que existe desde 2016 no bairro Vila Alta.

 

Confira:

NUCA: Quando e como começou sua relação com o esporte (atletismo)?

 

LUIZ CARLOS (LC): Vou ser bem sincero, eu não praticava esporte nenhum. Tudo começou através de um amigo que levava o material para o ambiente onde trabalhávamos juntos. Quando ele terminava o trabalho, convidava os amigos do serviço para ir fazer o treinamento com ele. Um dia ele me convidou para ir treinar com ele e eu aceitei. O treinamento dele, que já era acostumado a correr, e sempre estava participando de competição e incentivando o pessoal aqui em Nova Olinda, era até o Triunfo, que fica um pouco distante da cidade, sendo que a maioria dos alunos quando chegava onde hoje é o estádio, já estava cansado. Ele se admirou porque eu fui até o Triunfo sem nunca ter dado uma carreira, mas como era acostumado, ele foi e voltou, e eu só consegui ir. Depois ele me disse que íamos marcar o treinamento porque tinha gostado da minha desenvoltura, e eu aceitei porque tinha gostado e foi quando comecei treinando sozinho. No segundo treino que ele me chamou, já fui e voltei com ele. Depois de um tempo, nas competições em Nova Olinda, ele me ganhava uma e eu ganhava outra, o incentivo do atletismo foi esse amigo meu que me levou a essa atividade e eu acabei gostando dessa prática esportiva.

 

NUCA: Você acredita que o esporte tem uma função social dentro da sua comunidade, tendo em vista que está localizada em uma área de vulnerabilidade?

 

LC: Eu acredito que sim, porque o esporte, além de ser uma coisa boa pra gente, pode ser visto também como uma mudança de contexto da realidade na qual os jovens se encontram inseridos, pois todos nós temos um contexto, algumas pessoas vivem situações mais difíceis e o esporte acaba surgindo como uma válvula de escape. Eu conheço histórias de pessoas que lutaram para buscar e conseguir objetivos tanto pessoais quanto profissional que permitiram mudar a realidade em que viviam.

 

NUCA: De que forma o atletismo pode mudar a realidade dos jovens?

 

LC: Esse trabalho desenvolvido pode mudar de forma oportunista. Já consegui enviar jovens para competir em competições a níveis estaduais e em um dos relatos desses jovens, eles sempre me questionavam se eu teria condições de sair daqui, e eu sempre incentivei e fiz com que eles buscassem e acreditassem nos objetivos pessoais e estes foram atletas que conseguiram alcançar o que eles pretendiam, inclusive chegando a competições em níveis até nacionais, por isso eu acredito que sim, o esporte pode mudar a realidade de alguém.

 

NUCA: Você já viveu alguma história de superação no esporte?

 

LC: A minha história de superação com o esporte é que sempre tive o sonho de participar da Corrida Internacional de São Silvestre, e nunca pensei que conseguiria chegar lá, eu consegui.

 

NUCA: O que você espera que a gestão municipal faça para desenvolver tais atividades como o atletismo?

 

LC: Agora você chegou ao ponto chave. Hoje o nosso esporte está quase parado em relação à apoio, principalmente financeiro. Quando iniciamos esse trabalho voluntário, começamos com apoio dos empresários, que encerrou. Atualmente o apoio e a movimentação estão parados, mas se tivéssemos um apoio adequado, um valor fixo para a gente trabalhar, conseguiria ter andamento, eu acredito que financeiramente é o nosso maior impasse para realizarmos nossas atividades.

 

NUCA: Que recado você daria aos jovens que têm interesse em entrar para este esporte?

 

LC: O recado que eu daria aos jovens, é que com o esporte você pode ter muitas oportunidades e chances, principalmente na realidade que vivemos com drogas e violência, o esporte pode lhe tirar dessa realidade de coisas ruins, por isso que é bom praticar esportes, seja ele qual for.

O NUCA Nova Olinda é formado por 16 adolescentes, sendo 8 meninas e 8 meninos, e busca trabalhar ações de cidadania para os jovens.

ENTRE CONTATO CONOSCO