O prefeito Ítalo Brito anunciou um plano de informatização para o serviço de recepção aos pacientes em atendimento no Hospital de Pequeno Porte Ana Alencar Alves – HPA pertencente a rede pública de saúde do município de Nova Olinda. O atendimento médico será antecedido de uma avaliação técnica através de uma equipe de enfermagem, através de um processo de triagem pelo qual se determina a prioridade do tratamento de pacientes com base na gravidade do seu estado.
O anúncio foi feito pelo gestor durante a reestreia do programa semanal de rádio o Conversa com o Prefeito que vai ao ar todas às quartas-feiras pela rádio Nova Olinda FM com retransmissão simultânea pelo facebook, Instagram e rádio centro. O prefeito contou que a ideia é garantir atendimento imediato aos pacientes classificados como urgência, tempo mínimo de espera para aqueles classificados como emergência e tempo mínimo de espera as os demais casos.
O sistema já é usado em hospitais de grande porte e tem sido uma ferramenta de grande importância para a melhoria do atendimento, humanização e modernização da gestão hospitalar. Após a triagem, os pacientes são identificados por pulseiras com cores diferentes, de acordo com a prioridade de atendimento e conforme o grau de necessidade.
Ainda não há prazo para a entrada em vigor desse novo modelo de atendimento e acolhimento no HPA. O prefeito antecipou que um processo de licitação está aberto na prefeitura para contratar uma empresa especializada na prestação desse serviço. Ítalo brito adiantou, no entanto, que visitou algumas empresas que usam o sistema de classificação de risco pelo Protocolo de Manchester, método o qual é validado pelo Ministério da Saúde e segue as recomendações sobre a Política de Humanização do Sistema Único de Saúde (SUS).