PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA OLINDA

Gravidez na adolescência é tema de palestras para estudantes

Nos últimos dias 5 e 6 foram realizadas palestra com o tema “prevenção e orientação da gravidez na adolescência” no auditório José Ariovaldo Sampaio tendo como público estudantes do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Padre Luís Filgueiras, do 8° e 9° ano da Escola Municipal Avelino Feitosa. Na quinta-feira (5) os palestrantes foram a enfermeira Patrícia Tavares, psicóloga Sara Kesia Veloso e dentista Priscila Nunes. Na sexta-feira (6), enfermeiro Tiago de Carvalho e a psicóloga Sara kesia. 

Durante as palestras aconteceram a troca de informações a respeito da gravidez, sobretudo, na adolescência. Saúde, responsabilidade, planejamento de vida foram bastante debatidos com os jovens estudantes e profissionais. 

Foi feita uma abordagem sobre como a gravidez está cada vez mais presente na vida jovens, cada vez mais cedo também. Como isso afeta a vida das pessoas, sobretudo, de quem ainda dar os primeiros passos para uma vida adulta.  

“Hoje sabemos que a gravidez na adolescência não está ligada ao desconhecimento dos métodos anticonceptivos, por que sabemos que as informações estão amplamente divulgadas, nas redes sociais, escolas, postos de saúdes e até mesmo em conversas entre eles” diz a enfermeira Patrícia Tavares.

Então, se estes jovens têm esse acesso a informação contraceptiva porque a taxa de gravidez em jovens adolescentes tem se tornado um dos grandes desafios da saúde pública? Essa foi outra questão central do debate entre os participantes.   

As palestras fazem parte das estratégias de mobilização do Selo Unicef no município de Nova Olinda por meio do programa saúde na escola através do Núcleo de Assistência à Família – NASF e da Estratégia de Saúde da Família – ESF da Secretaria Municipal de Saúde.

ENTRE CONTATO CONOSCO