PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA OLINDA

Escola Avelino Feitosa desenvolve projetos ambientais com estudantes.

Escola Avelino Feitosa desenvolve projetos ambientais com estudantes

         O Professor da disciplina de Meio Ambiente da Escola Ensino Fundamental Avelino Feitosa, Sebastião Muniz, desenvolve com as turmas do 8º e 9º anos o projeto Bomba de Sementes e o de Produção de Composto Orgânico.  Desenvolvido com aulas teóricas e práticas, o projeto nasceu com o propósito de fazer ações estratégicas para restaurar florestas. 

     O objetivo dos idealizadores em desenvolver o projeto em sala de aula visa despertar a atenção dos alunos para o tema ambiental e viver um momento oportuno para colocar a mão na terra e entender a relevância de cuidar da natureza. 

     O Projeto Ambiental Bomba de Sementes e composto orgânico natural consiste em pequenas bolas de barro composto orgânico e dentro se colocam sementes diversas para que sejam lançados em áreas de desmatadas. Já o composto orgânico é um produto derivado de um processo de compostagem ou transformações fisioquímicas e biológicas de decomposição microbiológicas pelos quais os resíduos vegetais passam no período de compostagem.

     O professor orientador do projetor, Sebastião Muniz destacou a importância do projeto. Segundo ele, “temos que ensinar aos nossos alunos a importância de protegê-la as árvores, cultivar e plantar arvores. Afinal, se não plantamos não teremos o que colher, sabemos os grandes impactos que causam os desmatamentos e as queimadas e temos que ter essa consciência que temos que plantar, foi incrível o compromisso deles na hora em que fomos lançar estas bombas de sementes uma equipe foi no sentido da serra e outra no desvio do terreiro duro fiquei bastante satisfeito com o resultado deste projeto que e de grande contribuição para o meio ambiente. ”

     Para Suzana Martins Inácio, estudante do 9º ano “B”, de 14 anos, “foi um aprendizado muito grande fazermos essas bombas de sementes e também foi muito gratificante lançá-las imagina futuramente vermos áreas que antes estavam sem nenhuma árvore, repletas de plantas. ” 

ENTRE CONTATO CONOSCO