Segue até o dia (30) a campanha nacional de vacinação contra o sarampo que tem como público alvo os jovens com idades entre 20 e 29 anos. O objetivo é interromper a circulação do vírus no país, garantir a imunização, impedir o surgimento de casos da doença.
A Secretária Municipal de Saúde, Kaline Cavalcante, comunica que a vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde da Família – UBSF’s do Município.
“A vacina é gratuita, e para obter basta procurar uma unidade de saúde” explica.
A enfermeira e coordenadora da vigilância epidemiológica, Hayanna Alencar, disse em entrevista que “é necessário levar a caderneta de vacina para que o profissional de saúde possa verificar a sua situação, se o jovem ja tomou as duas doses quando criança, se tomou somente uma dose e falta a outra ou se não tomou nenhuma dose”. A enfermeira explica ainda que no caso da pessoa “nunca tenha tomado a vacina” tomará uma dose agora na campanha e após 30 dias retornará ao PSF para tomar a segunda dose ficando assim imune. Ela lembra que são necessárias duas doses da vacina para a pessoa completar o ciclo de proteção contra o vírus do sarampo.
Hayanna Alencar diz que é importante ficarmos atentos para os prazos da campanha, no dia 30 de novembro o “Dia D” de vacinação. “Será um dia de sábado e todos os PSF’s estarão funcionando para que ninguém fique sem se vacinar e também para aqueles que trabalham e não poderão comparecer durante a semana possam se proteger” avisa.