Com a reforma do corredor turístico da Avenida Jeremias Pereira as árvores nativas plantadas ao longo do trecho. São (05) cinco oiticicas; (01) uma castanholas; (03) três oitis; (02) duas jasmins laranjas; (02) duas ninhos indianos; (01) uma aroeira. São árvores típicas da região semiárida.
As oiticicas presentes no centro da cidade, segundo moradores locais, já têm mais de 60 anos de vida as mais antigas, algumas são mais recentes. Elas se destacam por manter a folhagem verde durante o ano inteiro mesmo em épocas de seca, as mais antigas podem alcançar uma altura de 20 metros e sua copa costuma ser densa. Segundo as estimativas dos próprios moradores da região as oiticicas sexagenárias de Nova Olinda são consideradas ainda de médio porte com alturas máximas de 8 metros.
O professor de meio ambiente Sebastião Muniz ajudou a nossa equipe a identificar as árvores em nosso corredor cultural. Para o ambientalista é importante conhecer e entender a função de cada uma delas “para nós e para o meio ambiente, cada uma com a sua história, muitas delas com mais de 60 anos” frisa. O professor acrescenta que precisamos entender ainda os detalhes sobre cada tipo de planta “precisamos ter o conhecimento na hora de plantar, para escolher as árvores típicas de nossa região que se adapta bem ao nosso clima semiárido” afirma.